Profissional que atua no setor de Turismo há 22 anos, Joana Maria Teixeira Coelho Moreira é a nova diretora de Marketing e Eventos do Ministério de Turismo, substituindo a Sérgio Flores de Albuquerque, que deixou o órgão.
Mineira, formada em Comunicação (RP) pela PUC-MG, em 2004, Joana Coelho acabou se especializando na área de turismo. Ainda em Minas, coordenou projetos na SV Eventos, por 11 anos, até se transferir para a Claquete Comunicação e, depois, para a Cultura Criativa, duas assessorias de comunicação voltadas para o desenvolvimento de projetos ligados a cultura, esporte e turismo. Nesta época, chegou a gerenciar o Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras Congressos e Eventos de MG (Sindiprom-MG).
Em 2018, Joana Coelho começou sua experiência na área pública, aceitando comandar a Diretoria de Cultura da Prefeitura de São Lourenço. Pouco depois, passou a titular da Secretaria de Turismo e Cultura daquele município. Joana ficou no cargo até esta última semana, quando foi levada pelo igualmente mineiro Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, a assumir a sua área de Marketing e Eventos.
O curitibano Sérgio Flores de Albuquerque também tinha um longo currículo no setor de turismo, com idas e vindas entre o marketing da Embratur e do Ministério do Turismo nos últimos anos. Ele também passou pela comunicação do Ministério das Cidades, em 2017.
O nome de Sérgio é conhecido do mercado carioca por ter participado, por um tempo, da subcomissão técnica que julgou as agências na concorrência para a conta da Prefeitura de Crivella. Ele, no entanto, se afastou da função antes de finalização do processo de seleção.
A conta do Ministério do Turismo está com as agências Nacional e Propeg, vencedoras da concorrência realizada em 2017.
PUBLICIDADE